História, Arte e Educação Patrimonial
Conheça um pouco do nosso trabalho.
Registro da memória do Programa Escola Aberta
Registro da memória do Programa Escola Aberta (parceria MEC/UNESCO) implementado em todas as regiões do país. Durante 8 meses foram gravadas imagens documentando as diversas oficinas do programa e também depoimentos com os participantes nas principais capitais do país que serviram de base para a criação de três livros e um vídeo documentário.
Para ver a banda tocar: educação patrimonial em Mariana
O principal objetivo deste trabalho foi promover a valorização do patrimônio cultural imaterial do município por meio do registro da memória e da conservação e organização dos acervos musicais das bandas de música. Para tanto, foram realizadas oficinas de conservação de papel e arranjo dos acervos musicais das antigas sociedades musicais e uma pesquisa histórica que levou à produção de um vídeo documentário e a publicação de uma cartilha de educação patrimonial distribuída aos alunos das escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Mariana.
Pernas pro ar que ninguém é de ferro!!! ...lembranças da Banda Mole
Resultado de um trabalho de pesquisa histórica a publicação de 71 páginas e uma exposição de imagens da folia se constituem no registro da memória de uma genuína manifestação cultural da população belohorizontina: a Banda Mole que com o mote “pernas para o ar que ninguém é de ferro ! ", durante décadas, os integrantes da banda seguidos por todos que quiseram participar, encheram a rua da Bahia, no centro da cidade com cores, sons, risos, brincadeiras, fantasias, plumas e muita festa.
Acervo Nelson de Senna
Projeto de organização e arranjo do acervo documental do professor Nelson de Senna, escritor, pesquisador, advogado, jornalista e político, nascido em 1876, na cidade do Serro/MG. Tratam-se de importantes referências sobre a história, geografia, estatística e lingüística que hoje se encontram disponíveis à consulta pública no APCBH. Ao final dos trabalhos foram publicados um instrumento de pesquisa, uma cartilha de educação patrimonial e realizada uma mostra da documentação que ficou aberta à visitação pública durante 03 meses.
Monumentos BH
Publicação de 204 páginas que reúne informações e imagens sobre os monumentos públicos da cidade de Belo Horizonte numa espécie de registro das esculturas, painéis e bustos espalhados pelas suas ruas e praças. Finalizado no segundo semestre de 2008, este projeto objetivou contribuir para a importante discussão atual acerca da valorização e da preservação dos patrimônios públicos nas grandes cidades, muitas vezes alvo de vandalismos e depredações.
Memorias dos Sentidos: tradição e oralidade marajoara
Publicação de livro e produção de filme documentário com registros da memória das tradições culturais marajoaras guardadas pela oralidade e contadas pela população local, resultado de uma ampla pesquisa pelas regiões de campos e florestas do Marajó. Um projeto realizado em parceria com a Sociedade Alternativa de Soure.